Governo lança Carteira de Identidade Nacional !

Você não vai precisar mais decorar seu RG.

Ontem, o governo federal lançou a Carteira Nacional de Identidade, que vai valer para todas as unidades da federação, constando um único número: o do CPF.

O que muda na prática?

  1. Digitalização: O novo documento terá versão física e virtual, com um QR Code que poderá ser lido até mesmo sem Internet.
  2. Unificação em todo o país: A carteira vai ser a mesma no Brasil todo, do Oiapoque ao Chuí. No modelo antigo, se você precisasse emitir uma nova via em outro estado, receberia um novo número de registro — imagina ter que decorar 27 RGs? risos.
  3. Documento internacional: A identidade contará com código MRZ (Machine Readable Zone), o mesmo usado em passaportes. Logo, para entrar em uma boate no exterior, por exemplo, você poderá usar o documento — na imigração, o passaporte ainda será necessário.

Quando teremos a nova carteira? As secretarias de Segurança Pública de cada estado e do DF terão até o dia 3 de março de 2023 pra se adequarem à nova norma e disponibilizarem o novo RG.

Além de simplificar a vida do cidadão, a unificação da carteira e a validação por QR Code deixam o documento mais seguro — só ficou mais complicada a situação dos menores de idade que falsificam RG.

Fonte: Part Work.

Categoria:GOVERNO FEDERAL